Vagas Jovem Aprendiz 2019 - Inscrição e Vagas

Conheça nesse artigo um pouco mais sobre a Lei do Aprendiz e confira as empresas que oferecem Vagas de Jovem Aprendiz em 2019 e que estão com Inscrições abertas.

Boa notícia para aqueles jovens que estão em busca de vagas de jovem aprendiz, o ano de 2019 começou com tudo e as empresas brasileiras aderiram em massa ao programa, por isso nesse artigo quero explicar para você jovem, TUDO sobre esse programa do governo tão importante nos dias de hoje, desta forma espero ajudar você a conseguir seu emprego de jovem aprendiz e se colocar no mercado de trabalho.

Estou no mercado de recursos humanos a quase 30 anos, e em todos esses anos, a nunca foi tão fácil para os jovens conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Por isso aproveite essa oportunidade e garanta já a sua vaga de emprego, não espere completar seus 18 anos para ir a procura de uma vaga, isso pode atrasar muito sua carreira profissional. Um conselho de quem está na área há muitos anos.

Programa Jovem Aprendiz 2019

Vamos começar explicando o que é o programa Menor Aprendiz, suas vantagens, desvantagens e quem pode ou não participar do mesmo. Em seguida vamos falar sobre as vagas em aberto e depois como fazer a sua inscrição nessas vagas em aberto.

Para começar vamos imaginar um cenário, você quer arrumar uma vaga de emprego, pode ser de Aprendiz Legal ou qualquer outra vaga de emprego que exista em sua região. Ao chegar na entrevista de emprego, a entrevistadora te pergunta qual a sua experiência profissional, e como é seu primeiro emprego, você responde que não possui experiência.

A entrevistadora vai olhar para você, um jovem maior de idade e sem experiência profissional, agradecer pela entrevista e te dispensar, pois ela precisa alguém que possua experiência prévia. O problema aqui é que você vai em 10 entrevistas e em todas vai acontecer a mesma coisa, você nunca vai conseguir um emprego, pois todos requerem alguém com experiência.

Mas para você ter experiência, você precisa de um emprego! Como ninguém te oferece um emprego, você nunca vai ter experiência e aí começa um círculo vicioso que acaba com a grande parte dos jovens do Brasil desempregados. Para acabar com isso o governo bolou uma saída simples, incentivar as empresas a contratarem jovens mais novos com salários menores e uma carga horária reduzida, através de incentivos fiscais para as empresas, e dando ao jovem a oportunidade de ser capacitado antes mesmo de chegar a maioridade.

Lei do Aprendiz (lei 10.097/2000)

A Lei do Aprendiz não é algo novo, foi criada no ano de 2000. Ou seja, já possui mais de 19 anos, antes dela lembro-me bem que para jovens trabalharem legalmente no Brasil era grande a burocracia, e por isso muitas empresas preferiram não dar essa oportunidade. Basicamente o texto da lei determina que empresas de grande e médio porte devem garantir que uma porcentagem de seu quadro de funcionários seja composto de jovens aprendizes, no total entre 5% a 15% dos funcionários dessas empresas devem ser composto por essa modalidade.

A regra para contratar o jovem aprendiz é que o mesmo tenha entre 14 a 24 anos e que esteja cursando a escola pública. Geralmente as empresas oferecem vagas para jovens de 14 a 18 anos, raramente estendem para os 24 anos, pois entendem que com essa idade o jovem já tem experiência suficiente para entrar no mercado de trabalho convencional sem precisar do amparo desta lei.

Importante lembrar que o emprego na realidade é apenas uma parte de todo o programa, a lei tem como objetivo capacitar os jovens no mercado de trabalho, por isso o governo entendeu que para atingir esse objetivo era preciso criar um curso onde o jovem aprendiz tenha uma base teórica sobre o mercado de trabalho e em seguida uma base prática. A prática é na verdade o emprego que muitos buscam, vale lembrar que o candidato deve também fazer a parte teórica, geralmente é antes do emprego em sí e é gratuita.

Vagas Jovem Aprendiz 2019

Resumindo, a Lei do Aprendiz é um programa do governo que permite aos jovens do Brasil receberem capacitação profissional, essa capacitação acontece em duas etapas, uma delas é através de curso teórico onde o jovem aprende sobre o mercado de trabalho e a segunda parte é através da prática onde o jovem efetivamente trabalha em uma empresa de grande ou médio porte.

Vagas Jovem Aprendiz 2019

As Vagas para Jovem Aprendiz estão ficando cada vez mais abundantes no Brasil devido às vantagens que as empresas recebem ao contratarem um Menor Aprendiz, além disso os custos são bem menores que um trabalhador CLT convencional, o que acaba estimulando as empresas a adotarem esse tipo de mão de obra. Outra característica que faz com que as empresas adotem cada vez mais jovens em seu quadro de funcionários é o comprometimento dos jovens dentro da empresa, antigamente tinha-se um preconceito de que os jovens não vestiriam a camisa da empresa, geram custos e não dariam retorno a empresa, agora os empresários já tem outro olhar sobre a questão, possuem a ciência que os jovens são diamantes brutos que ao serem lapidados podem agregar muito a empresa.

Empresas com Vagas de Emprego Jovem Aprendiz

Havan - A empresa Havan é uma das maiores lojas de departamento em todo o Brasil, ela atua basicamente no setor varejista e possui nada menos que 123 mega lojas espalhadas pelo Brasil. Emprega atualmente 15 mil funcionários, dos quais no mínimo 750 são Jovem Aprendiz.

Lojas Renner - As Lojas Renner é uma empresa voltada a venda de roupas, ela foi inaugurada em 1922, fundada por Antônio Jacob Renner. Hoje a empresa possui mais de 300 lojas e mais de 10 mil funcionários dos quais mais de 500 são Menor Aprendiz.

Ponto Frio - O ponto frio é uma gigante varejista brasileira fundada em 1946 por Alfredo João Monteverde. Possui hoje mais de 210 lojas, empregando mais de 7 mil funcionários, sendo que destes mais de 400 são vagas para Menor Aprendiz.

Lojas Centauro - Uma gigante empresa Brasileira que vendem artigos esportivos em todo território nacional, a empresa foi fundada em 1981 por Sebastião Bomfim Filho e hoje já são mais de 190 lojas empregando mais de 8 mil pessoas das quais mais de 500 são vagas para Aprendiz Legal.

Banco Bradesco - Um dos maiores bancos do Brasil também oferece suporte aos jovens que buscam uma oportunidade de emprego. Hoje são mais de 99 mil empregados dos quais mais de 4 mil são do programa Jovem Aprendiz, uma das melhores instituições para se aprender e começar a trabalhar.